Guia Hallyu
É novo no mundo do k-pop e doramas? Ainda fica confuso ou quer aprender mais sobre esse universo e não sabe por onde começar? Confira este guia básico.
Começar a gostar de cultura e entretenimento coreano pode causar certo estranhamento no início. O comportamento e estilo são diferentes, afinal, é outra cultura, com outros hábitos. Então se você se sente meio perdido com alguns termos ou formas de agir do seu artista preferido, relaxa, que a +H está aqui para ajudar.
O que é Hallyu?
Antes de mais nada, você sabe o que é Hallyu? Talvez você não saiba, mas Hallyu significa “onda de cultura” e se refere aos produtos culturais coreanos, como filmes, músicas, k-dramas, culinária... que tem se difundido pelo globo.
Nos anos 90, o governo da Coreia do Sul fez investimentos na área cultural como forma de auxiliar a criação de uma imagem positiva do país, o que ajudou na expansão da Hallyu. Inicialmente, a exportação desse conteúdo ocorreu em países próximos geograficamente, como China e Japão, primeiro com o mercado audiovisual, com os dramas, e depois o fonográfico, com o k-pop.
Desde então, a indústria de entretenimento coreano foi crescendo e segue se fortalecendo e se consolidando no cenário mundial, contribuindo para o crescimento da economia e turismo no país.
Indústria do k-pop
Agora que você já entendeu o que é a Hallyu, você já deve ter percebido que o k-pop está inserido dentro desse meio e tem suas próprias características. Para entender como esse gênero surgiu, vamos começar do começo, de forma cronológica.
Como tudo começou
Lá nos anos 90, surgiu o grupo Seo Taiji and Boys, eles se destacaram na indústria musical com músicas com influência ocidental, unindo pop e hip-hop e letras que criticavam o sistema coreano. Eles fizeram muito sucesso, e então Lee Soo-man, fundador da SM Entertainment, viu a oportunidade de criar um grupo com características semelhantes, e assim surgiu o boygroup H.O.T..
Depois disso, o k-pop começou a ser visto como um investimento lucrativo e novas empresas de entretenimento foram surgindo e criando seus próprios grupos. A SM Entertainment, a JYP Entertainment e a YG Entertainment foram primordiais na criação da indústria de idols, e seu destaque é um dos motivos de serem conhecidas como BIG 3.
Gerações do k-pop
Apesar de não haver um consenso sobre o assunto, o k-pop costuma ser dividido por gerações e cada era possui suas características, seguindo as tendências de sua época. Atualmente estaríamos passando pela quarta geração.
Primeira geração
A primeira geração vai de 1996 até o início dos anos 2000. Esta é uma fase marcada pelo surgimento do gênero musical e uma nova estética. Os grupos chegaram trazendo coreografias e conceitos unidos à sua música, numa pegada mais hip-hop e que aos poucos foi se abrindo para outros gêneros. Grandes nomes daquela época são H.O.T, S.E.S, Shinhwa, g.o.d., S echsKies, Fin.K.L, BoA e Rain.
Segunda geração
A segunda geração realmente se destacou e os grupos que surgiram nela, debutados entre o início dos anos 2000, por volta de 2005, até mais ou menos 2012. Nesse período, o k-pop já era visto como um produto a ser investido e exportado, feito que foi bem sucedido. O YouTube e as redes sociais também estavam ganhando mais espaço, o que ajudou na popularização do gênero.
O que entendemos como indústria do k-pop se consolidou nesta era, e nela, encontramos nomes muito importantes, como TVXQ, Super Junior, 2NE1, BIG BANG, Girls Generation, 4minute, miss A, f(x) e SHINee. Esse período do k-pop é marcado por uma sonoridade e estética bem características.
Terceira geração
Durante a terceira geração o k-pop ganhou o mundo de vez. Se antes o estilo musical ainda era um pouco tímido no Ocidente, apesar de ter ganhado mais espaço, com os grupos da terceira geração a popularização do k-pop se consolidou de vez. É aqui que EXO, GOT7, Twice, Blackpink, NCT, Seventeen, Red Velvet e BTS estão enquadrados.
Entre 2012 e 2017, o k-pop começou a ganhar mais os olhos da mídia, primeiro com o sucesso de “Gangnam Style”, do PSY, e com a força que as redes sociais, os fãs desse estilo musical ajudaram a difundi-lo pelo globo. A primeira indicação do BTS ao Billboard Music Awards na categoria Top Social Artist, em 2017, é uma demonstração desse processo e também teve muita influência na visibilidade do k-pop nos Estados Unidos.
Quarta geração
A quarta geração se inicia em 2018. Os grupos da quarta geração já estão ganhando seu espaço e com certeza a mundialização do k-pop afetou seu processo de crescimento e desenvolvimento. Eles são produzidos pensando tanto no mercado nacional quanto internacional e muitos grupos já iniciaram a carreira ganhando destaque. Esses são grupos da Geração Z, onde a maior parte dos membros nasceu a partir dos anos 2000 e estão mais ligados às tendências nas redes sociais. Os nomes que vêm se destacando são TXT, Stray Kids, Ateez, Itzy, Aespa e (G)I-dle.
Posições em grupos de k-pop
No k-pop, as empresas costumam separar as funções de cada membro do grupo. Isso não define o talento de cada integrante, mas é uma forma de hierarquização que acaba influenciando o trabalho dos grupos.
Main vocalist
Vocalista principal. Geralmente é o integrante que costuma alcançar maiores notas e ter mais linhas nas músicas.
Lead vocalist
Vocalista líder. Também possui ótimas habilidades vocais, mas na hierarquia, está abaixo do main vocal.
Main rapper
Rapper principal. O integrante que tem o “melhor rap”, segundo a empresa.
Lead rapper
Rapper líder. Assim como no caso do lead vocalist, o integrante possui ótimas habilidades, mas na hierarquia, está abaixo do main rapper
Main dancer
Dançarino principal. O integrante com maiores habilidades de dança e que costuma ser o centro nos dance breaks.
Visual
O membro considerado o mais bonito pela empresa, normalmente é o que se adequa mais aos padrões coreanos.
Face
O integrante que é “a cara” do grupo, geralmente é o mais popular.
Líder
Simplesmente o líder do grupo. É a pessoa que costuma representar e ser porta-voz do grupo nos eventos.
Maknae
Nome dado ao membro mais novo do grupo. Na cultura coreana, os mais velhos costumam cuidar dos mais novos e os mais novos devem respeitar os mais velhos.
Expressões para conhecer
Quando o artista estreia oficialmente sua carreira.
Quando o artista lança um novo projeto, podendo ser tanto um single, mini ou full-album. É o seu "retorno" com um projeto.
Quando o artista dá uma pausa na carreira. É comum observar o hiatus de membros de grupos de k-pop por motivos de saúde ou devido alguma polêmica envolvendo seu nome.
Quando o grupo encerra suas atividades e se separa.
Ser fã de um artista.
Seu integrante favorito de um grupo.
Pode ser usado para se referir a grupo ou bias. É o seu grupo/integrante favorito entre todos aqueles que você É stan.
Integrante do grupo que te chama a atenção e constantemente ameaça a posição do seu bias.
Abreviação de Music Video, ou seja, o videoclipe da música.
Partes específicas da música em que os fãs gritam de forma sincronizada, pode ser uma parte da música, a repetição de um trecho... Normalmente, o fanchant inclui o nome dos membros do grupo.
Um bastão de luz que os fãs utilizam nos shows. Cada grupo possui o seu, com seu respectivo nome e formato.
Quando o artista vence pela primeira vez um music show.
Programas musicais em que os artistas promovem suas novas músicas. Cada music show tem seus critÉrios de pontuação. O artista com mais pontos vence e recebe um Win.
quando a música alcança o número um nas principais plataformas de música da Coreia (Melon, Genie, Bugs e Vibe)
Prêmios principais das premiações coreanas, como Artista do Ano, Música do Ano e Álbum do Ano
Abreviação de "Album of the Year", em português, "álbum do Ano".
Abreviação de "Song of the Year", em português, "Música do Ano".
Nome dado aos artistas com mais experiência na indústria, que iniciaram sua carreira antes. Pode ser traduzido como "sênior" ou "veterano".
Artista com menos experiência na indústria em comparação com outro artista.
Artista que debutou recentemente. Novatos na indústria.
Palavra que expressa incentivo. Significa algo como "Boa sorte!" ou "Você consegue!".
Maneira fofa de agir.
Quando os idols fazem coisas para agradar aos fãs. Muitas vezes isso inclui certos tipos de interação com outros integrantes do grupo, geralmente envolvendo skinship.
Expressão que se refere a toques de forma geral. Pode se tratar de abraços, beijos, segurar as mãos, etc.
"Fãs" obsessivos. Elas costumam invadir a privacidade dos idols e os perseguir tanto na vida profissional quanto privada.
Abreviação de "original poster", em português, "postador original". Se refere à pessoa que iniciou o assunto ou discussão
Abreviação de "social network service", em português, "serviço de rede social". É apenas uma forma de se referir às redes sociais de forma geral.
Internautas.